17 ATITUDES PARA UM MUNDO MELHOR!!!!!


  1. Garrafa térmica com água gelada: logo pela manhã encha a sua garrafa térmica com mundoágua ou acrescente cubos de gelo. A água permanecerá gelada e você evitará o abre e fecha da geladeira durante o dia.
  2. Não troque tanto de celular: trocar o seu aparelho por um mais moderno, nem sempre é vantajoso. Os fabricantes utilizam derivados de petróleo em suas peças e baterias, explorando mão de obra barata dos países subdesenvolvidos. Se optar mesmo pela troca, descarte a bateria em postos de coleta adequados.
  3. Coma menos carne vermelha: a criação de bovinos é um dos maiores produtores do efeito estufa, por conta da emissão do gás metano e da quantidade de água potável que se consome. Para produzir 1kg de carne vermelha são necessários 200 litros de água.
  4. Compre um ventilador: esqueça o ar condicionado. Muitas vezes um simples ventilador resolve o problema, gastando 90% menos de energia.
  5. Use lâmpadas fluorescentes: as lâmpadas fluorescentes consomem 60% menos energia do que as incandescentes. A troca reduz a emissão de carbono em 136kg por ano.
  6. Eletrodomésticos só de baixo consumo: antes de trocar o fogão ou a geladeira, procure o selo do Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica (Procel), que tem uma economia garantida.
  7. Deixe a geladeira longe do fogão: ao colocá la próxima ao fogão, a dupla consome muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha os afastados e com 15cm de distância da parede, no mínimo.
  8. Descongele o refrigerador: o excesso de gelo reduz a circulação de ar frio, aumentando o consumo energético. Novos modelos de geladeira consomem a metade de energia dos modelos mais antigos.
  9. Adube as plantas com o lixo orgânico: borra de café, cascas de frutas e legumes são ótimos adubos.
  10. Reduza o uso de embalagem: embalagem gera desperdício de água, combustível e recursos minerais. Leve sempre a sua garrafa plástica na bolsa. Sacolas descartáveis são as grandes vilãs do meio ambientes, pois liberam gás carbônico e metano. Use caixas  ou leve uma sacola de pano ao supermercado.
  11. Valorize os produtos de sua região: além de economizar combustível, também estará auxiliando no desenvolvimento da população local. Os congelados consomem até dez vezes mais energia para serem produzidos. Um conforto que nem sempre vale a pena.
  12. Instale uma válvula na sua descarga: a peça tem como função regular a quantidade de água liberada no vaso sanitário. Invista na válvula. A economia você verá na sua próxima conta.
  13. CDs só regraváveis: muito eficiente e barato, os CDs levam cerca de 450 anos para se decompor. E, ao ser incinerados, voltam na forma de chuva ácida. Opte pelos regraváveis.
  14. Modere o abre e fecha da geladeira: antes de cozinhar, pense no prato e retire todos os ingredientes da geladeira, evitando o abre e fecha e esse maior consumo de energia.
  15. Evite água quente: aquecer a água consome muita energia. Tome banho rápido e use água morna para lavar louças e roupas.
  16. Regue as plantas somente à noite: quando o sol está alto e forte, grande parte da água perde-se na evaporação.
  17. Opte pela escada: além de fazer exercícios físicos, você também poupa a energia elétrica dos elevadores.

0 comentários:

Postar um comentário