Maiores árvores,,,

Sei que faz tempo que num faço um post mas a vida está corrida....então lá. vai um beeem legal...logo logo faço outros...beijos..Loretha


As maiores árvores...




patrimônio genético, as condições ambientais e também eventuais acidentes determinam o tamanho e a duração de vida dos seres vivos. E em se tratando de idade e tamanho asárvores são as campeãs.

De acordo com estudiosos da área, as maiores e mais altas árvores da Terra são coníferas e pertencem à família botânicaTaxodiacea. A grande maioria delas se localiza na costa da Califórnia, oeste dos Estados Unidos, e pertence a duas espécies: Sequoia sempervirens, conhecida simplesmente como sequóia e Sequoiadendron gigantea, mais conhecida como sequóia gigante ou "bigtree" (em inglês – árvore grande).

As sequóias são também os seres vivos mais velhos. Algumas chegam a ter cerca de 4 mil anos.  Neste artigo, listamos as oito maiores árvores do mundo - em diversos aspectos. Além das sequóias, conheça também a mais alta árvore latifoliada, a mais alta árvore tropical, entre outras.

E não se assuste. Estas não são árvores fictícias e ambulantes saídas do filme O Senhor dos Anéis. Estas são árvores de verdade e muitas delas ainda estão em pé. Pra quem gosta de viver nas alturas... construir uma casa na copa dessas árvores pode ser bastante emocionante.



Introdução



Estudos indicam que as árvores desta espécie chegam a ter mais de 4 mil anos. E elas simplesmente não param de crescer. O exemplar mais famoso é a árvore conhecida como General Sherman. Esta é considerada a maior árvore do mundo em termos de volume. A árvore encontra-se preservada no Parque Nacional de Sequóias, Califórnia, Estados Unidos.

Sua casca é fibrosa e chega ter 60 cm de grossura. Suas folhas são parecidas com as folhas dos pinheiros. As sementes ficam dentro de cones, sendo que cada cone tem em média 230 sementes.


As árvores desta espécie são chamadas simplesmente desequóias ou ainda de “redwood” nos Estados Unidos, em função de seu tronco ter uma tonalidade avermelhada.

O grande destaque desta espécie é o porte de suas árvores. Uma sequóia pode viver milhares de anos e no final de sua vida ultrapassar fácil os 100 metros de altura. As sequóias, por incrível que pareça, são maiores até mesmo do que as sequóias gigantes. Seus troncos são tão grandes que é possível escavar sua base para construir um túnel para carros.

Assim como as sequóias gigantes, as sequóias também têm a sua origem na Califórnia, EUA. No dia 8 de setembro de 2006, os naturalistas Chris Atkins e Michael Taylor descobriram a maior delas, considerada a árvore mais alta do mundo.

A sequóia recebeu o nome de Hyperion e tem 115,55 metros de altura. Dizem ainda que se não fossem os pica-paus que atacaram a sua copa, ela chegaria facilmente aos 116 metros. As autoridades norte-americanas não informaram a sua exata localização com medo de que ela possa vir a ser danificada por turistas. Sabe-se, porém, que a Hyperion está no Parque Nacional de Redwood, ao norte de São Francisco, nos Estados Unidos.


Sequóia


©iStockphoto.com/ Jim Lopes Photography
Sequóia





Popularmente conhecidas como eucaliptos, pertencem à família botânica família Myrtaceae. São as árvores latifoliadas, isto é, não coníferas, mais altas do mundo.

Os eucaliptos são bastante conhecidos por nós, brasileiros, e já temos conhecimento de sua capacidade de crescer bem. As sequóias são sim, bem altas também, mas muitas delas ficam tão grandes por estarem protegidas dentro de parques nos Estados Unidos. A história dos grandes eucaliptos já é bem diferente.

A grande maioria dos eucaliptos gigantes encontra-se (ou encontrava-se) na Austrália. As árvores mais altas já não estão mais vivas – muitas morreram em função da idade avançada e outras foram simplesmente derrubadas.

Alguns desses eucaliptos que já não estão mais em pé chegaram a ter mais de 130 metros de altura. Uma delas chamava-se Ferguson Tree e tinha cerca de 150 metros de altura e 5,5 metros de diâmetro. Outra recebeu o nome de Robinson Tree e tinha 143 metros de altura.

Árvores tão altas como essas duas já não são mais encontradas. Porém, no continente australiano é bastante comum encontrarmos eucaliptos que medem entre 80 e 100 metros.



O recorde mundial de árvore tropical mais alta do mundo pertence à espécie Koompassia excelsa, popularmente chamada de “tualang”, “tupang” ou “sialang”. As árvores desta espécie pertencem à família botânicaLeguminosae e podem ser encontradas na IndonésiaMalásiaFilipinas eTailândia.

A maior delas foi registrada em 1902, na Indo-Malásia, com 84 metros de altura. 




Tualang
Divulgação
Tualang

Esta é a espécie que tem as árvores que possuem o maior diâmetro.  Trata-se dos baobás, árvores nativas da ilha de Madagascar. Os baobás não são altos – possuem algo entre 5 e 25 metros de altura – porém o diâmetro do tronco podem chegar a 11 metros.

Estas árvores se desenvolvem em regiões áridas e destacam-se pela capacidade de armazenar água dentro do tronco – algo em torno de 120 mil litros. Suas folhas caem durante a estação seca.


Baobá
©iStockphoto.com/ Brytta
Baobá




0 comentários:

Postar um comentário