Plantas assassinas....

Em meados de 1800, a história de uma árvore que comia gente chamou a atenção. Carl Liche, um explorador alemão, escreveu um relatório para a South Australian Register contando que enquanto explorava Madagascar, ele presenciou a cena de uma mulher escalando o tronco de uma planta enorme para beber o seu néctar. Quando a planta sentiu a sua presença, capturou a mulher com os seus tentáculos e puxou-a para dentro de seu corpo.

Cem anos mais tarde, um cientista da década de 1950 desmascarou a lenda afirmando que não somente essa árvore nunca existiu, como ninguém com o nome de Carl Liche havia explorado Madagascar.


Plantas venenosas
©iStockphoto.com/Dejan suc
Planta carnívora

Enquanto uma árvore que ingere homens segurando-os através de seus tentáculos não existe, uma versão mais moderada de tal planta existe sim. A árvore que come gente em Madagascar pode ter sido uma “versão exagerada” das plantas carnívoras que são encontradas em Madagascar,IndonésiaAustráliaMalásia e em outras áreas baixas, quentes e úmidas. A maior planta carnívora é conhecida como Nephenthes, e captura pequenos vermes e lagartixas (em inglês) nas suas flores.

A planta carnívora produz uma substância dentro de suas folhas que cobre todo o lado interno de suas flores. Esta substância se mistura com a águaque a planta puxa de suas raízes. Insetos e, ocasionalmente, pequenos animais são atraídos pela água perfumada. Quando eles vêm bebê-la, caem dentro das flores, não conseguem escapar e a planta acaba sugando os nutrientes da presa capturada.

Apesar de você certamente não virar uma presa da Nephenthes – elas são muito pequenas para segurar um ser humano – é possível pegar algumas das doenças que ela transmite. De fato, as cinco listadas neste artigo podem até mesmo matá-lo.



mamona, ou Ricinus communis, é amplamente cultivada pelo seu óleo e é também usada como uma planta ornamental. Nenhum destes usos é, porém, um indício de que na verdade esta planta tem um conteúdo mortal: ricina.
O óleo da mamona tem muitos usos na culinária, como na produção de doces e condimentos. Também serve como laxante. O óleo é extraído das sementes da planta – constituídas entre 40 e 60% por óleo.


Mamona
©iStockphoto.com/Bruce7
Mamona
A mamona provavelmente originou-se na África, mas atualmente é encontrada por todo o mundo. Esta grande planta é comumente encontrada em jardins em função da sua natureza forte e em forma de arbusto. Ela cresce bem em áreas áridas e não necessita de cuidados especiais. Tem crescimento rápido e pode atingir 11 metros em uma temporada. As flores da mamona são verde-amarela e o centro das flores é vermelho. As folhas são grandes com bordas dentadas.


Assassina natural
O conhecido escritor búlgaro, Georgi Markov, desertou da Bulgária em 1969, quando o país ainda era um estado comunista. Uma vez estabelecido na Inglaterra, ele trabalhou como jornalista e locutor da BBC World Service e Radio Free Europe. O governo da Bulgária não ficou nada satisfeito quando Markov apresentou um programa entitulado “Relatórios sobre a vida na Bulgária comunista”. Então eles fizeram “arranjos” para silenciá-lo para sempre.

Em um determinado dia, quando Markov estava parada em um ponto de ônibus, ele sentiu uma fisgada como se fosse uma facada na parte de trás da sua perna. Quando se virou, um homem pediu desculpas por ter esbarrado nele com o seu guarda-chuva. Três dias depois, Markov estava morto. Durante a autópsia, os médicos removeram uma pequena bolinha de metal do tamanho de uma cabeça de alfinete da panturrilha de Markov. A bola era oca no centro e continha traços de ricina [fonte: Center for Disease Control- em inglês].

A ricina está presente em níveis baixos por toda a planta, mas é muito concentrada na casca da semente. Envenenamentos pela semente são raros e quando ocorrem envolvem crianças e animais, mas podem ser fatais. Apenas três sementes – que são verdes com marcas marrons – podem matar uma criança que as engoliu.

Os sintomas do envenenamento pela mamona incluem náuseas, cólicas abdominais, vômitos, sangramento interno e falência renal e circulatória. Muitas pessoas são alérgicas à poeira que vem das sementes e podem tossir, ter dor muscular e dificuldade para respirar. A exposição à poeira é mais comum em áreas onde os grãos são processados para uso comercial. Antigamente, a mamona era usada em pomadas e dizem até que Cleópatra usava o óleo na parte branca dos olhos para iluminá-los.



0 comentários:

Postar um comentário