Curiosidades...


Oceano
A água do mar é transparente.
Mas, quando olhamos o mar, ele parece azul, verde ou cinzento. A cor muda de acordo com a cor do céu, que se reflete nele. Também depende da cor da terra ou das algas transportadas pelas suas águas.
A partir de uma certa profundidade, as cores começam a sumir do fundo do mar. A primeira cor a desaparecer é vermelha, aos seis metros. Depois, aos quinze some a a amarela. Até chegar a um ponto em que só se verá o azul.




sapo

Os sapos produzem uma substância protetora em sua glândula parótida, que fica atrás dosolhos. Essa toxina pode deixar animais maiores 
(como um cachorro) enjoados e até serem irritantes para o olho humano.

Algumas pessoas não apenas tocam os sapos. Elas vão além e os lambem na tentativa de ficarem ligadas por causa de um composto “psicodélico” supostamente encontrado na sua pele. As espécies conhecidas como sapos Bufo possuem uma substância psicodélica na pele. Ela é similar á serotonina e ao LSD e pode causar alucinações.






lóris-preguiçosoNão se deixe enganar pelas aparências – é melhor não se meter com essa gracinha de olhos grandes e assustados. O lóris-preguiçoso (Nycticebus coucang) possui um mecanismo de defesa única entre os primatas – uma mordida venenosa.
Inicialmente, o veneno é destilado por glândulas localizadas no interior dos membros anteriores do lóris, perto do cotovelo, e então, por meio de lambidas, transferido à boca, onde é “diluído” com saliva. Quando ameaçado, o lóris põe as patas sobre a cabeça, numa posição que parece de defesa, expondo essa glândulas ao agressor.
O veneno tem o cheiro forte e picante de meias suadas. Mas, se esse ataque olfativo não funcionar, o “hardware” entra em ação, e o lóris dá uma mordida desagradável, utilizando uma coleção de incisivos e caninos específicos, conhecidos como “pente fino”, localizados na parte frontal da mandíbula. Os dentes apontam para cima e para fora, e são tão juntos que o veneno consegue subir por eles por ação capilar e entrar no ferimento infligido. Esses dentes permitem que ele tenha acesso à sua dieta  principal: seiva e goma.
O efeito do veneno depende da sensibilidade da vítima. Na melhor das hipóteses, a região mordida ficará dormente. Na pior, ocorrerá um choque anafilático, que pode ser fatal.





    rato
  • Um rato é capaz de resistir a um choque de 220 volts durante mais de um minuto.Além disso, o bichinho pode viver e se reproduzir em temperaturas entre 40°C negativos e 60°C positivos. (Duvido alguém ter gostado desta notícia).
  • Eles também se multiplicam tão rapidamente que, em 18 meses, um casal de ratos pode ter mais de um milhão de descendentes.
  • Pelo menos eles não conseguem vomitar.
  •  Os camarões têm o coração alojado na cabeça.
  • O Leão Marinho pode se casar com até 20 damas


    Leões

  • Os leões imobilizam suas fêmeas mordendo suas nucas, às vezes até sangrar.
  • Uma transa leonina é uma longa sucessão de pequenas transas, que duram de 6 a 68 segundo.
  • Um macho foi observado alternando sexo com duas fêmeas durante 24 horas, nada menos que 86 vezes.
  • Em média um leão transa cinquenta vezes num dia. Não é à toa que ele é chamado de “rei dos animais”.






Pássaro

Curiosamente, os pássaros conseguem pousar sobre fios elétricos, encapados ou não, sem levar choque.
Aparentemente causa grande espanto quando analisado, pois quando um fio desencapado é tocado libera grande descarga elétrica. Com os pássaros é diferente.


A distância entre as patas dos pássaros é bem curta, não é suficiente para gerar um potencial elétrico entre dois pontos (DDP). O choque, dessa forma, somente acontece quando a corrente elétrica entra por um determinado local e sai por outro, ou seja, fecha o ciclo da eletricidade que é a condução de energia.
A eletricidade liberada no pássaro não lhe provocará uma descarga elétrica porque ele não estará encostado em nenhum objeto a não ser o fio, porém, se o pássaro desequilibrar e encostar-se a outro objeto, ele receberá a corrente elétrica.









Anta


É verdade que as antas não são muito inteligentes?
Embora muita gente use o termo “anta” para xingar o outro de bobo, esse animal está longe disso. Tanto que antas domesticadas aprendem muitas coisas, como girar uma maçaneta para abrir a porta ou beber água numa garrafa de refrigerante.
Corra que o crocodilo vem aí? 
Os crocodilos são bastante velozes na terra, para fugir deles, o melhor é correr em ziguezague, pois eles não conseguem mudar de direção repentinamente.

Os peixes dormem?
Eles apenas alternam estado de vigília e repouso. O período de repouso consiste num aparente estado de imobilidade, em que os peixes mantêm o equilíbrio por meio de movimentos bem lentos. Como não tem pálpebras, seus olhos ficam sempre abertos.









Não as listras das zebras não são sempre iguais..
zebras

. Cada zebra tem um desenho diferente, como acontece com nossas impressões digitais. Bem, foi a forma que a natureza lhes deu para se defender dos seus predadores (leões e outros felinos).

Acontece que, esses predadores quando estão se preparando para atacar, se fixam em um único animal e depois partem para o ataque. As zebras, ao perceberem o ataque, começam a correr e como elas estão em manadas, as listras começam a se misturar em um movimento que deixa qualquer atacante confuso e até hipnotizado.
Eles perdem o referencial, ou seja, é uma defesa bem eficaz.







  • O animal que mais tempo vive: Tartaruga Gigante das Ilhas Galápagos tartaruga-gigante-das-ilhas-galapagos- elas vivem mais que 150 anos. Isto é o tempo de vida mais longo que qualquer outro animal com coluna vertebral.
    guepardo
  • O animal que corre mais rápido: Guepardo - ele pode correr até 110km por hora. Mas, ele só consegue correr esta velocidade em distâncias curtas, equivalente a 4 quarteirões.
  • O peixe que nada mais rápido: Agulhão-vela (Istiophorus platypterus) – agulhao-vela1este peixe segura o recorde do nadador mais veloz. Alcança uma velocidade de 115 km por hora.
  • pulgaO animal que pula mais alto: Pulga - este inseto pode saltar mais de trezentas vezes a altura do seu próprio corpo. Se você pudesse fazer isso, você poderia saltar do início ao fim de um campo de futebol em um único pulo.





TubarãoTubarão ou Cação é o nome dado vulgarmente aos peixes de esqueleto cartilaginoso pertencentes à super-ordem Selachimorpha.
Calcula-se que os tubarões existam há cerca de 450 milhões de anos, sem grandes alterações em sua morfologia, o que sugere um bom nível de adaptação e evolução.
Ocuparam diversos nichos ecológicos, desde os mares tropicais aos oceanos Ártico e Antártico.
Estes seres providos de estrutura corporal hidrodinâmica são criaturas importantes em quase todos os ecossistemas marinhos. A quase totalidade dos tubarões é marinha, carnívora e pelágica, habitando águas costeiras e oceânicas da maioria dos mares e oceanos, quer na sua superfície, quer na sua profundidade.
No Brasil, existem 88 espécies de tubarão conhecidas.
Reprodução
A reprodução dos tubarões ocorre por fecundação interna, na qual o macho introduz o órgão reprodutor masculino (clasper) no órgão copulador feminino (oviducto) da fêmea.
As fêmeas atingem, em geral, a sua maturidade sexual com maior tamanho do que os machos e normalmente procriam em todos os anos.
Nas espécie ovovíparas – cerca de 70% -, o desenvolvimento dos ovos ocorre no oviduto da fêmea, sendo as crias expulsas já desenvolvidas.
Em maio de 2007 provou-se que o tubarão pode se reproduzir assexuadamente. Esta situação é rara nos espécimes selvagens.


0 comentários:

Postar um comentário