Curiosidades animais: Como leopardos matam presas maiores que eles?


De 1918 a 1926, um assassino serial fez vítimas entre os aldeões de uma região remota no Himalaia, Índia (em inglês). Em uma área com 1,3 mil quilômetros quadrados, 125 pessoas morreram, seus corpos foram selvagemente destroçados e devorados. Por anos, os moradores da região se trancavam voluntariamente em suas casas ao anoitecer, apavorados diante da perspectiva de encontrar o cruel assassino. A despeito de precauções como essas, o matador ainda assim conseguiu invadir uma casa e levar uma criança [fonte: Sunquist and Sunquist (em inglês)].
O culpado terminaria conhecido como "o leopardo (em inglês) devorador de homens de Rudraprayag". O animal, que havia desenvolvido um apetite especial por vítimas humanas, foi por fim rastreado e abatido pelo caçador Jim Corbett. O feito de Corbett foi tão apreciado pelo governo indiano que um parque nacional do país foi batizado em sua homenagem.
Leopardo
©iStockphoto.com/Mark Kostich
Seres humanos em geral não constam do cardápio dos leopardos. No entanto, isso não impediu que um felino matasse 125 pessoas entre 1918 e 1926 em aldeias indianas no Himalaia.
Como no caso dos leões (em inglês), leopardos que se alimentam de humanos são exceção e não regra. Em 2004, moradores de Bombaim, Índia, registraram pelo menos 12 ataques supostamente realizados por leopardos. Surpreendentemente, os responsáveis pelo controle da fauna não atribuíram a responsabilidade aos grandes felinos sanguinários. Em lugar disso, afirmaram que os incidentes eram causados pela presença de moradores demais nas cercanias do Parque Nacional Sanjay Gandhi, que abriga cerca de 30 leopardos [fonte: BBC (em inglês)]. Quando as populações humanas e as populações de predadores animais se chocam, as primeiras podem naturalmente se tornar presas. 
Leopardos Negros
Os leopardos, conhecidos por sua pelagem pintada, podem ocasionalmente ser negros. Quando isso acontece, o grande felino recebe o nome depantera. No caso, leopardos e panteras são a mesma espécie, com cores diferentes. O nome "pantera" também pode se referir ao puma (em inglês) negro.
Normalmente, os leopardos preferem se alimentar de gazelas (em inglês), antílopes(em inglês) e outros ungulados (animais dotados de cascos).  Encontrados em diferentes habitats, de florestas tropicais a montanhas, os leopardos apresentam distribuição mais ampla no sul da África e sudeste da Ásia. Mas devido à caça e ao desflorestamento, todas as subespécies de leopardos são consideradas como em risco ou ameaçadas [fonte: San Diego Zoo (em inglês)].
Esses grandes felinos são os menores da família Felidae. Com peso da ordem de 59 quilos, em média, os leopardos têm metade do tamanho dos leões e tigres (em inglês). Em, comparação, os tigres adultos, os maiores dos grandes felinos, pesam cerca de 226 quilos. Mas o que falta em tamanho aos leopardos lhes sobra em força. Com sentidos especializados e anatomia específica para a caça, eles podem ocasionalmente abater animais com até três vezes o seu tamanho [fonte: Schutze (em inglês)].

0 comentários:

Postar um comentário