Curiosidades: Simbiose II


Você é um simbionte?

Você é um simbionte? Sem dúvida. Seu trato digestivo contém trilhões de bactérias e outros microorganismos. Na verdade, a maioria da massa da matéria fecal é composta de bactérias. Essas bactérias servem a diversas funções, mas, primeiramente, elas fragmentam substâncias que o seu sistema digestivo não tem capacidade de processar sozinho. Por exemplo, parte dos carboidratos fazem o caminho até os intestinos ainda não digeridos. Lá as bactérias fragmentam os carboidratos em vários ácidos que podem ser absorvidos e processados. O resultado é que recebemos mais nutrientes e calorias dos nossos alimentos. Os antibióticos podem matar muitas dessas bactérias, reduzindo nossa eficiência digestiva até que elas cresçam novamente [fonte: University of Glasgow]. As bactérias, por sua vez, conseguem um fornecimento constante de alimentos entregues diretamente a elas.
Essa ajuda digestiva é um grande benefício para pessoas com acesso limitado a recursos alimentares. Elas precisam absorver todas as calorias que puderem de seus alimentos. Entretanto, os cientistas têm estudado as contribuições das bactérias intestinais humanas para a disseminação da obesidade nas nações ocidentais. Experimentos têm mostrado que ratos criados em ambiente estéril, sem bactérias que ajudem na digestão, permaneceram magros mesmo tendo sido alimentados com dieta gordurosa e de altas calorias [fonte: PNAS]. A manipulação de nossa própria relação simbiótica com bactérias intestinais poderia levar ao desenvolvimento de uma pílula dietética eficiente.
As bactérias no nosso intestino são bastante complexas e trazem benefícios que ainda não entendemos completamente. Alguns cientistas acreditam que elas podem ajudar o sistema imunológico fornecendo "treinamento", que nos permite produzir anticorpos que nos protegem contra micróbios perigosos. Efetivamente, as bactérias intestinais só podem ser muito perigosas para nós se elas se moverem do trato digestivo para a corrente sanguínea. Elas podem também vencer micróbios que poderiam ser perigosos se conseguissem penetrar e viver em nossos intestinos.
Simbiontes alienígenas

No universo dos quadrinhos Marvel, uma raça alienígena conhecida como Simbiontes tem atormentado repetidamente os cidadãos daTerra, particularmente o super-herói Homem Aranha. Ele encontrou o primeiro Simbionte quando ambos foram transportados por um ser cósmico - o Homem Aranha pensou que fosse simplesmente uma veste preta feita de material alienígena antes de entender que era uma criatura viva. Mais tarde, o Simbionte se transferiu para o repórter Eddie Brock, formando a monstruosa criatura conhecida como Venom. Reproduzindo-se assexuadamente via germinação, a primeira cria do Simbionte se uniu com um assassino em série e se tornou a criatura conhecida como Carnage.
Com o tempo, foi revelado que a raça Simbionte era parasita, invadindo planetas inteiros, unindo-se a quaisquer seres vivos que encontravam e os consumindo. Elas podem ser responsáveis pela extinção de dezenas de milhares de espécies já que viajaram de planeta em planeta através da galáxia. O Simbionte do Homem Aranha era um insano errante de sua raça parasita.

0 comentários:

Postar um comentário